domingo, 2 de fevereiro de 2014

“UMA CANÇÃO PARA ITAÓCA” – TATUÍ FAZ NESTE SÁBADO MOBILIZAÇÃO PARA COLETAR DONATIVOS

Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade terá encontro de músicos na Praça da Matriz

“Uma Canção para Itaóca” – Tatuí faz neste sábado mobilização para coletar donativos
A Capital da Música estará mobilizada neste sábado, 25, em favor de Itaóca. A Praça da Matriz receberá um evento especial. Músicos da cidade irão se revezar em um show, intitulado como “Uma Canção para Itaóca”, dando um clima particular e especial para a coleta de donativos, que será realizada no mesmo local, das 9h às 13h, na Praça da Matriz.
Diversas instituições, empresas, clubes de serviço e entidades de cunho sócio-assistenciais e de classe foram mobilizadas para o trabalho de arrecadação com foco na água e em produtos de higiene pessoal. O Banco de Alimentos também complementará as arrecadações com um caminhão de frutas, verduras e legumes; enquanto os ceramistas se mobilizam para doar tijolos para reconstrução de parte da cidade que foi devastada.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Ana Paula Cury Fiuza Coelho entrou em contato com as equipes da Defesa Civil e de assistência social do Itaóca para identificar quais as maiores urgências da população local. “Na hora de ajudar o próximo não há divisão. É hora de somarmos esforços em favor dos nossos irmãos de Itaóca que sofreram com esse desastre natural. Tenho certeza que a resposta da população tatuiana mais uma vez será maravilhosa”, comentou.
No palco, diversas atrações dos mais variados estilos musicais, do instrumental ao MPB, passando pela tradicional seresta, a partir das 10h. Trata-se de uma roupagem especial para o Projeto Música na Praça, que tem apresentações todos os sábados na praça central de Tatuí. Entre os músicos já confirmados estão Ditinho do Sax, Seresteiros com Ternura e Evelyse Almeida Trio, mas muitas outras surpresas estão previstas.    
Mesmo com todas as dificuldades, o próprio prefeito de Itaóca, Rafael Rodrigues Camargo, foi convidado e deverá participar do evento. Quem também estará presente é o prefeito de Apiaí, Ari Knorr. A cidade, vizinha a Itaóca, também sofreu os reflexos da tempestade e necessita de doações. Parte dos produtos arrecadados será destinada a Apiaí. Os interessados em colaborar poderão entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí pelo telefone (15) 3305-3408. 
  
Tragédia
No dia 12 de janeiro a cidade de Itaóca no Vale do Ribeira, que fica a 360 quilômetros da capital do estado, foi atingida por uma forte enxurrada que destruiu grande parte da cidade de 3,5 mil habitantes. Mais de 100 casas foram atingidas e 19 moradias acabaram completamente destruídas pela força da água, 17 pessoas morreram, muitos ficaram feridos e nove ainda estão desaparecidos. Mais de 100 famílias estão desalojadas e 19 desabrigadas.
A enxurrada que devastou a cidade de Itaóca foi o resultado de uma forte chuva localizada em uma região cercada por rios, serras e montanhas.
O temporal começou por volta das 19h e durou até o amanhecer do dia 13. Segundo dados do Instituto Geológico, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o nível de um dos rios que rodeia a cidade subiu entre quatro e cinco metros e acabou transbordando. Estima-se que, em seis horas, a chuva atingiu cerca de 150 milímetros, o equivalente a cinco dias de chuvas de verão que chega a atingir volumes máximos de 30 milímetros por dia.  

CONFIRMADO: TATUÍ TERÁ PRIMEIRO POLO DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Primeiros cursos em 2014 serão de assentador de azulejos, encanador e pedreiro

Confirmado: Tatuí terá primeiro Polo de Construção Civil do estado de São Paulo
Depois de implantar novos cursos, reformular todo material apostilado e direcionar o foco das aulas para plena capacitação e inserção no mercado de trabalho, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí comemora mais uma conquista inédita. O município foi escolhido para abrigar o primeiro Polo de Construção Civil de São Paulo. A notícia foi confirmada esta semana pela primeira-dama Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, que será parceiro e gestor técnico da iniciativa.
O objetivo é levar capacitação para os moradores de Tatuí e região, através do conhecimento prático e teórico na área. O projeto é direcionado para capacitação e requalificação profissional. Os cursos desenvolvidos atendem a vários seguimentos da construção civil e são voltados preferencialmente às comunidades carentes.  
Os cursos terão duração de dois meses e serão destinados às pessoas com mais de 18 anos. Não há exigência de escolaridade mínima. Assentador de azulejos, encanador e pedreiro devem ser as primeiras modalidades a serem oferecidas. As inscrições para as turmas iniciais estão programadas para fevereiro e março de 2014. “Eu estou muito feliz com Tatuí. A Ana Paula nos procurou logo no início do ano querendo ter o Polo Regional da Construção Civil que com certeza será mais um sucesso na cidade”, comentou Lu Alckmin que ligou pessoalmente para primeira-dama do município para dar a boa nova.
Já a presidente do Fundo Social de Tatuí, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, lembrou que a expectativa para o novo projeto é muito grande já que o município servirá de referência estadual. “Durante a campanha eleitoral, apresentamos como proposta ampliar a participação dos homens nos cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade e, agora oficializada, essa conquista que trará mais um canal de qualificação profissional numa área importante e estratégica como a construção civil”, finalizou.

Formatura
Na tarde desta quinta-feira, 30, o Fundo Social realizou a sua quarta e última formatura do ano, diplomando 560 alunos em diversos cursos das áreas de culinária, artesanato e corte e costura. Participaram do evento além da primeira-dama, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, o vice Vicente Menezes, a vereadora Rosana Nocheli Pontes, o diretor de Bem Estar Social e Cidadania, Márcio Fernandes Oliveira, além da deputada estadual Ana Perugini (PT) que também elogiou o trabalho realizado em Tatuí. “A Ana Paula está de parabéns. O Manu está de parabéns. Vemos que o município está estruturando seu trabalho em dar oportunidade às pessoas e essa cerimônia é a prova disso: de que o conhecimento amplia horizontes. Quando o país comemora 10 anos de Bolsa Família, Tatuí demonstra que a transferência de renda aliada à capacitação é o caminho para o crescimento do nosso país”, explicou.

Conselho Municipal
Durante o evento, foi realizada também a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social, instituído através do Decreto Municipal 14.501, de 14 de outubro de 2013. Fazem parte do conselho representantes do poder público municipal e de entidades que atuam em defesa da criança e do adolescente, dos portadores de necessidades especiais, do amparo aos idosos, do atendimento à família e dos usuários da rede de assistência social. A presidente eleita é Clarice Ribeiro, enquanto os demais membros titulares são: Débora Cristina Franco Nunes Rosa, Sandra Helena Ramos, Cristiane Zillo Bosi Radicchi, Jefferson de Biagi Cândido Silva, Saul de Campos Santos Junior, Andréia Júlia Bella Rodrigues, Márcia Cristina Leme Ramos, Rita de Cássia Leme Ramos, Raquel Cubas Paixão, Daniele de Campos Moraes Mendes e Vera Lúcia de Campos Araújo.

INTEGRANTES DO PROJETO MELHOR IDADE RECEBEM ÓCULOS GRATUITAMENTE

Doação é fruto de parceria entre as Óticas Carol, Lions Club e Fundo Social

 Integrantes do Projeto Melhor Idade recebem óculos gratuitamente
Prestes a encerrar suas atividades em 2013 na próxima sexta-feira, 14, os integrantes do Projeto Melhor Idade, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, receberam óculos. Ao todo, 30 unidades foram distribuídas através de doação das Óticas Carol em parceria com o Lions Club de Tatui. 
A equipe do projeto realizou uma pesquisa para testar acuidade visual e a necessidade dos idosos em trocar ou ganhar novos óculos. Também foi utilizado critério social para identificar quais seriam os beneficiados. Segundo o resultado, muitos idosos estavam com óculos quebrados, com lentes defasadas ou sequer usavam o equipamento corretivo. “Muitos deles estavam há mais de dois anos sem passar por uma consulta oftalmológica”, lembrou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Coelho.
Para a coordenadora do Melhor Idade, Paola Campos, esse tipo de parceria é fundamental para o aprofundamento das ações e melhora das condições de vida dos integrantes. “É importante refletir que não foi apenas a entrega de um objeto novo ou que eles não tinham: óculos novos significa que o idoso irá enxergar melhor o seu entorno e, com isso, conseguir melhor qualidade de vida, contato social, além da melhoria no desempenho de suas atividades de vida diária, incluindo a prevenção a quedas”, argumentou
Roberto Custódio da Silva, proprietário da Óticas Carol, ficou visivelmente emocionado com o carinho e a participação dos idosos. “Estou muito feliz em poder doar esses óculos, essa é a primeira vez que fazemos doação para esse público, os idosos. Essa parceria deu muito certo. Vamos manter para o próximo ano e, quem sabe, ajudar um numero maior de pessoas já em 2014”, finalizou.

Coral
Mas, a última atividade de 2013 do Projeto Melhor Idade será a apresentação de seu coral, que será uma das atrações da Vila de Natal, montada na Praça Martinho Guedes, a partir das 20h. O repertório trará músicas natalinas e muitas surpresas. O retorno das atividades no próximo ano está previsto para 10 de fevereiro.

CASAMENTO COMUNITÁRIO PARA 2014 JÁ TEM INSCRIÇÕES ABERTAS EM TATUÍ

Vagas estão disponíveis para 50 casais – Evento deve acontecer no último sábado de maio

Casamento Comunitário para 2014 já tem inscrições abertas em Tatuí
O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí acaba de abrir inscrições para a edição 2014 do Casamento Comunitário. As vagas disponíveis para 50 casais podem ser preenchidas na sede do próprio Fundo, na Praça Martinho Guedes, 12. O cadastro pode ser realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Os casais interessados em oficializar a união devem apresentar carteira de identidade (RG), CPF, cadastro de pessoa física (CPF), certidão de nascimento, comprovante de renda e uma foto 3x4. A data prevista para o casamento é o último sábado de maio, no dia 31.
Além dos trâmites cartorários totalmente gratuitos, que representam economia de R$ 295, os noivos têm direito a alianças, vestido para noiva, custeio integral ou de parte do costume para o noivo, além de bolo e sorteio de brindes que compõe o cerimonial público.
A presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Coelho, lembrou que as novidades realizadas na edição 2013 serão mantidas e aprofundadas. “Tivemos uma noite esplendorosa, com destaque para belíssima decoração, para a participação irretocável da Banda Tatuí Jazz Sinfônica e para o cerimonial que emocionou os noivos, os familiares e o público presente que lotou a Praça Antônio Prado (Concha Acústica)”, recordou.
Os participantes confirmaram o sucesso da nova fórmula. Depois de 23 anos de espera, a dona de casa Edna Soares Santiago concretizou seu sonho de menina: “Eu nunca imaginei que poderia ter um casamento assim. Tudo tão perfeito. Hoje posso dizer, com toda a certeza, que sou uma mulher realizada".
As inscrições seguem abertas até março do próximo ano. Mas, os primeiros a se candidatarem,  que se adequarem aos critérios sociais, terão prioridade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-3408. 

FUNDO SOCIAL DE TATUÍ CAPACITA PROFESSORES PARA PRODUÇÃO ARTESANAL DE MASSAS FRESCAS

Família Visciglia doa máquina e orienta ciclo de formação que tem metas ousadas

Fundo Social de Tatuí capacita professores para produção artesanal de massas frescas
O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí apresenta mais uma novidade em 2013. Com suporte técnico e estrutural de uma das principais cantinas do estado de São Paulo, a Tratoria Della Nona, foi iniciado no último dia 15 de agosto um ciclo de capacitação para as professoras dos cursos de culinária com foco na fabricação de macarrão e outros tipos de massa. O curso terá duração de um mês, com aulas sempre as quintas-feiras à noite, no centro de capacitação do Jardim Mantovani.
Tudo começou com a doação de uma máquina que produz diversos formatos de massa fresca, da Italvisa, empresa de propriedade da família Visciglia, criada pelo casal Zuma e Viscenzo, pioneiros nesse segmento no país.
O objetivo é formar e capacitar, inicialmente professores e depois alunos, no funcionamento da máquina, preparo e produção de massas, desde o estágio do processamento, passando pela conservação, além da montagem e degustação de pratos. “Temos metas ousadas já que Tatuí tem uma fábrica de projeção nacional voltada à fabricação deste tipo de alimento. Queremos também levar essa opção barata e muito nutritiva como novo curso do setor de culinária e porque não comercializar, nos próprios centros de capacitação, macarrão, fresco e de qualidade, a preços populares e com a renda retroalimentar esse projeto que vem ganhando muitas novidades e se profissionalizando através do trabalho de Manu e Ana Paula”, comenta Enrico Visciglia, responsável pelas aulas de capacitação.
A Italvisa é uma empresa que há 40 anos atua no mercado alimentício fabricando máquinas e equipamentos para produção de massa fresca. A empresa atende rotisseries, restaurantes e indústrias de massas alimentícias. “Somos a número um no mercado e nossos clientes sempre reclamam da falta de mão de obra qualificada”, explica o professor.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho, reiterou seu compromisso de trazer novidades, além do foco efetivo na profissionalização e inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Estamos ampliando nossa área de atuação para trazer novidades, que vão além dos cursos tradicionais, como, por exemplo, o curso de babá e baby sitter, já iniciado no Espaço Doce Lar, na Vila Esperança, e de produção de fraldas que iniciaremos em breve no Jardim Santa Rita”, finalizou. 

SANTA CASA DE TATUÍ RECEBE EQUIPAMENTOS PARA UTI, CENTRO CIRÚRGICO E MATERNIDADE

Rotary Club Cidade Ternura também contribuiu com aparelhos para atendimento neonatal

 Santa Casa de Tatuí recebe equipamentos para UTI, Centro Cirúrgico e Maternidade
Na mesma semana em que deu início ao serviço de hemodiálise para pacientes da UTI, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, entregou novos equipamentos para Santa Casa de Tatuí. O investimento passa dos R$ 159 mil e beneficiará a própria Unidade de Terapia Intensiva, o Centro Cirúrgico e a Maternidade. O recurso é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo de Estado.
Entre os itens já disponíveis ao hospital estão quatro incubadoras neonatais, um ventilador pulmonar, um monitor multiparamétrico, três oxímetros, neonatal, infantil e adulto; além de um carrinho cirúrgico. “São equipamentos essenciais para o trabalho diário que certamente darão novo salto de qualidade ao atendimento prestado a nossa população. Mais uma conquista extremamente positiva para o nosso setor de saúde”, argumentou o secretario de Saúde, Fábio Vila Nova.
Mas, esta não foi a única doação importante do dia. O Rotary Club Tatuí também deu mais uma importante contribuição à cidade, através de equipamentos como uma bomba de infusão volumétrica de seringas, uma CPAP de pressão positiva para vias aéreas - que serve para entubar e desentubar crianças em estado grave - e uma fototerapia para combate da icterícia que foram destinados à maternidade. O valor total supera R$ 16 mil.
A iniciativa partiu dos próprios dirigentes do clube de serviço. O projeto técnico e a orientação para escolha dos equipamentos esteve a cargo do pediatra João de Oliveira Filho e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O valor total supera R$ 16 mil. O Rotary se inscreveu em um programa interno de subsídio distrital e teve patrocínio de 50% da própria Fundação Rotária. A outra metade dos recursos foi obtida através dos eventos realizados em 2013.
A presidente do Rotary Club Tatuí Cidade Ternura, Lucineide Peixoto, lembrou que a missão dessa organização é justamente prestar serviços à comunidade. “Certamente, esses novos equipamentos irão beneficiar muitos bebês prematuros e em situação de risco. Estamos fazendo valer o lema do Ano Rotário 2013-2014, ‘Viver Rotary – Transformar Vidas’”, argumentou.
Manu agradeceu pela doação e ressaltou o trabalho integrado entre o Rotary e o corpo técnico da Secretaria de Saúde. “Sabemos que a saúde é a área que mais enfrenta dificuldades, não só em Tatuí, mas em todo país. Portanto, toda ajuda é bem vinda e extremamente importante, nesse difícil trabalho de reestruturar o setor e oferecer melhor qualidade de atendimento para população”, finalizou.
Também participaram do ato de entrega dos equipamentos, o governador do Distrito, Wellington Hoshino,  sua esposa e coordenadora Distrital Elisabete Hoshino e o governador Luiz Paes de Camargo, que é presidente da comissão Distrital da Fundação Rotária.

FILA DE ESPERA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES EM TATUÍ DIMINUI 30% EM UM ANO

Ao todo, 26.281 exames foram realizados gratuitamente em 2013

Fila de espera para realização de exames em Tatuí diminui 30% em um ano
A Secretaria Municipal de Saúde vem divulgando números sobre o trabalho realizado em 2013. Esta semana, os dados referem-se a um sério problema que ainda aflige o município: a demora para agendamento e realização de exames. A central de vagas, que sempre foi alvo de muitas críticas por parte da população, vem revertendo esse quadro. Somente nos últimos 12 meses, conseguiu diminuir em 30% a quantidade de exames represados.
Em janeiro de 2013, havia um acúmulo de 4.448 exames que foram agendados durante 2012, mas não foram realizados. Alguns deles estavam aguardando o procedimento desde 2011. A fila de espera tem hoje 3.410 nomes, 1.438 exames a menos.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fábio Vila Nova, a expectativa é que esse número caia ainda mais durante este ano. “Conseguimos recuperar parte da capacidade de investimento e, este ano, teremos mais condições para realizar mutirões e ações para diminuir sensivelmente a espera dos pacientes que precisam ser atendidos”, comentou.
Uma das dificuldades enfrentadas pelo município é a defasagem da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), que repassa valores menores ao custo real dos procedimentos. A diferença
é custeada pela própria Prefeitura.
O exemplo fica bem claro quando se trata de ressonâncias magnéticas. Em 2013, o SUS custeou 52 ressonâncias, porém 980 exames foram realizados, ou seja, 928 foram pagas pela Prefeitura de Tatuí de maneira direta. Mesmo quando o Sistema Único de Saúde paga, o valor repassado é inferior ao preço de mercado. Cada ressonância magnética custa R$ 268,75 e o repasse federal é de apenas R$ 213. Os R$ 55,75 que ainda faltam também precisam ser pagos pelos cofres municipais. A cidade também arca diretamente com os custos de diagnósticos emergenciais e próteses.
Mesmo com toda dificuldade, os avanços são evidentes. Um dos exames mais procurados, a ultrassonografia, diminuiu a fila de espera em mais da metade. Em janeiro de 2013 eram 2.610 pessoas aguardando, hoje o número caiu para 1.020. Mais de 95% com recurso próprio. Enquanto a Prefeitura paga mais de R$ 250 mil para realização de ultrassonografias ao longo de todo ano, o SUS repassa pouco mais de R$ 11 mil.  
Já os exames de angioplastia e cateterismo que até 2012 eram agendados pelos próprios pacientes, pessoalmente nos hospitais da região, passam a ter o serviço na própria central de vagas. “É um procedimento muito importante realizado nos vasos sanguíneos e o interior do coração, de pessoas que sofreram infarto ou tem suspeita de obstruções arteriais”, explica Vila Nova.

Outros exames
Os números mostram queda redução significativa na fila de espera, no comparativo entre 2012 e 2013: o eletroencefalograma passou de 160 para 37, endoscopia de 340 para 132, mamografia de 72 para 45, cintilografia óssea de 48 para 14, tomografia 166 para 65, nasofibroscopia de 53 para 4, retosigmoidoscopia de 64 para 18.

PREFEITURA DE TATUÍ TERÁ QUE DEMITIR FUNCIONÁRIOS DEVIDO A LEI IRREGULAR DE 2010

Tribunal de Justiça declara inconstitucional 88 cargos criados pelo ex-prefeito Gonzaga

Prefeitura de Tatuí terá que demitir funcionários devido a lei irregular de 2010
Tatuí volta a ser penalizada por irregularidades da gestão do ex-prefeito Gonzaga. A Justiça determinou, em caráter irrevogável, a demissão dos servidores lotados em cargos de comissão, criados em 2010. O processo vinha se arrastando nos tribunais, mas diante de Acórdão emitido pelo Tribunal de Justiça, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, tem até 14 de fevereiro, para realizar as exonerações, já que a decisão do relator Cauduro Padin foi acompanhada de maneira unânime pelos desembargadores da corte paulista e não permite efeito suspensivo. O processo surgiu de uma ação movida pelo próprio Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tatuí.
Segundo análise preliminar da diretora do Departamento de Recursos Humanos, Fabiana Freitas, 12 pessoas devem ser demitidas. Cargos e funções importantes de comando e confiança do chefe do Executivo deixarão de existir, entre eles os de diretoria de Licitações, Contratos, Esporte, Segurança Pública, Saúde e Convênios. “Felizmente, apenas 13%, do total de cargos, criados pelo ex-prefeito nesta lei, foi preenchido pelo prefeito Manu, justamente pela adoção da nova política de redução do número de servidores comissionados, das secretarias e diretorias de departamento, e aproveitamento dos funcionários de carreira nos cargos de chefia. Mesmo assim, um corte como este trará sérios prejuízos à condução da cidade”, argumentou.
Ao todo, 88 cargos foram criados de uma única vez, através da Lei Municipal 4.312, editada no dia 29 de janeiro de 2010, mais tarde substituída - com os mesmos cargos, mas redação diferente -, pela Lei 4.436, de 9 de setembro do mesmo ano.   O documento que cria as vagas sem necessidade de concurso para 10 Secretarias Municipais é assinado pelo próprio Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e por ex-secretários, como Luiz Antonio Voss Campos e Luiz Paulo Ribeiro da Silva.
O despacho relata que funções técnicas devem ser exclusivamente atribuídas a servidores de carreira, admitidos por meio de concurso público. “Na verdade, foram estabelecidas apenas exigências de qualificação, totalmente subjetivas, para dar base à exclusão dos servidores de carreira. Pelas análises verifica-se claramente que tratam de funções auxiliares rotineiras, funções de expediente, ordinárias, técnicas que podem ser desenvolvidas por servidores concursados”, cita o texto oficial.